RESSURETO

...e nossas conversas.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

#Propósito - Provérbios Cap 1

Entrei em um propósito com uma amiga minha para cada dia meditar em um capítulo de Provérbios. 

Comecei hoje e o capitulo 1 fala sobre sabedoria. 
Leia esse primeiros versículos na Nova Tradução na Linguagem de Hoje e entenda porque Provérbios é um livro tão importante pra nós: 

Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos.  Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos.  Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.  Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,  fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.
   Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. (Provérbios 1:2-7 NTLH)

O interessante é que daí por diante, a maior parte do texto fala sobre conselhos, o sábio ouvirá e crescerá com conselhos.  Do versículo 8 ao 19 fala somente como evitar maus conselhos.

Ou seja, não há como ter sabedoria sem ouvir conselhos.

Sempre conversamos eu e meu esposo sobre isso, como Deus nos abençoou porque paramos para ouvir conselhos. Conselhos para as mínimas decisões, conselhos de pessoas bem sucedidas naquele assunto.

Seguir bons conselhos não é sempre uma tarefa fácil, eu mesma ouvi vários conselhos ontem, duros de serem seguidos, porque muitas vezes nos colocam em situação de injustiça, mas são conselhos sábios. São conselhos que o próprio Jesus nos deu!

Olha o que fala provérbios 1:23
"Atentai para a minha repreensão, pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espirito e vos farei saber as minhas palavras"

Que grande recompensa por estar atenta à repreensão! Pra mim não havia coisa pior do que ser repreendida. Eu tentava fazer tudo certo (aos meus próprios olhos) pra não ter que ouvir ninguém me corrigir! Sem saber que o amor de Deus é demonstrado em abundância na repreensão. Uma mãe que ama, educa. Um pai que ama, corrige. Isso é prova de amor, de zelo, de cuidado.

Tem conselho mais duro do que amar os inimigos? Amar aqueles que nos perseguem? Não tem!

Mas é assim que Deus nos molda... Colocando alguém para nos mostrar o que fazer, mesmo quando isso nos fere, nos machuca. A sabedoria é isso, é agir por princípios ao invés de agir por vontades e emoções.

AHhh... Quanto eu orei para que Deus me desse sabedoria, mal sabia eu o quanto seria doloroso às vezes enterrar minha tolice, meu orgulho. É doloroso... Mas é a melhor coisa que aconteceu e acontece na minha vida. É a certeza de que Deus está ali, perto, me moldando. Quanto mais passo lutas mas tenho a certeza que ausência de conflitos não é sinônimo de paz, porque consigo passar lutas e sentir paz ao mesmo tempo.

Tempos atrás eu passaria por lutas sem pedir conselhos, porque assim como muitas pessoas ainda pensam, eu pensava que pedir conselhos era sinal de fraqueza, sinal de que não tinha inteligência ou força suficiente para resolver seus próprios problemas, eu queria decidir minha coisas com rapidez, e arcava com as consequência de uma decisão errada, e enchia a boca pra dizer que "se aprende errando". Hoje, eu praticamente corro quando preciso de conselhos, quando tenho problemas! Tem muitas lutas que passamos por desviar nosso ouvido do conselho sábio. Eu aprendi que é bem melhor aprender com os erros dos outros do que com os meus.

Pra que? Pra que passar por lutas usando nossas próprias armas, nos desgastarmos tanto, jogar fora nossa força, nosso foco, nossa alegria, pra depois lá na frente ter que voltar atras e concertar tudo o que fizemos?

"O temor do Senhor é o principio da sabedoria, os loucos desprezam a sabedoria e a INSTRUÇÃO"

Como tenho aprendido isso, e como ainda tenho tanto para aprender.
Embora seja doloroso Senhor, continue me ensinando.... E obrigada por não desistir de mim e colocar pessoas sábias para me dar instrução!

Eveliny

0 comentários:

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo